A Estranguladora de Ponta Delgada

Este é um dos primeiros contributos que recebemos de leitores do blogue, no caso do meu amigo Vítor Veiga que é, como eu, professor de Ciências.

O Vítor enviou-me estas três fotografias que retratam um exemplar monumental da espécie Ficus macrophylla Desf. ex Pers.1, situado no Jardim António Borges, em Ponta Delgada.

A árvore em causa está classificada de acordo com o Registo Regional de Património Classificado dos Açores (disponível para consulta na Wikipédia).

O património classificado dos Açores está dividido em duas categorias distintas: Imóveis de Interesse Público e Imóveis de Interesse Municipal. O Decreto Legislativo Regional n.º 29/2004/A, de 24 de Agosto, permite que possam também ser classificadas, em cada uma das classes anteriormente referidas, as árvores que possuam relevante interesse histórico ou grande relevância cultural.

A Ficus macrophylla é uma figueira estranguladora com origem na Austrália, utilizada igualmente como ornamental em jardins do continente, nomeadamente em Lisboa, onde se situam alguns exemplares classificados como Árvores de Interesse Público. No entanto, a Ficus macrophylla mais famosa existente no nosso país, deverá ser o extraordinário exemplar do Jardim Botânico de Coimbra, situado junto às estufas do mesmo.

Os nomes vulgares que encontrei2 para esta espécie, foram os seguintes: figueira-da-austrália e figueira-da-baía-de-moreton.
No entanto, segundo o Vítor conseguiu apurar, esta espécie é conhecida, localmente, como árvore-da-borracha ou borracheira. Esta situação pode suscitar alguma confusão, uma vez que árvore-da-borracha é o nome vernáculo pelo qual se conhece, no nosso país, outra figueira ornamental, a Ficus elastica Roxb. ex Hornem.

1 Sinónimo de Ficus macrocarpa Hügel ex Kunth & Bouché
2 http://lisboaverde.cm-lisboa.pt/index.php?id=5420

(As fotografias são de autoria de Vítor Veiga.)

4 Responses to “A Estranguladora de Ponta Delgada”

  1. ricardo teixeira

    curioso, estive pra enviar precisamente uma foto desta magnifica árvore . Outrosa magnificos exemplares serão enviados .

    cumprimentos , e parabéns por este novo projecto .

    Responder

Deixar uma resposta

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS