O Sobreiro de Taião, Valença

Uma das principais actividades da Árvores de Portugal é detectar e divulgar as árvores mais notáveis do nosso país. Algumas destas árvores serão por nós propostas à Autoridade Florestal Nacional (AFN), para que sejam classificadas como Árvores de Interesse Público.

Este belíssimo sobreiro (Quercus suber L.) é disto um bom exemplo. Situado junto à capela da Sra. do Socorro na Freguesia de Taião, concelho de Valença, destaca-se pelo seu majestoso porte e pela sombra que proporciona ao local.

O seu perímetro à altura do peito (PAP) ultrapassa os 4,5 metros e altura ronda os 19 metros, mas é a sua copa o que mais impressiona, superando os 20 metros de diâmetro médio.

A ser aceite a proposta, esta seria a primeira árvore classificada no concelho. Mas vários outros exemplares, de várias partes do país, foram já propostos por nós, dos quais se espera o desenvolvimento dos respectivos processos.

Este será um trabalho para muitos anos e que irá necessitar a colaboração das pessoas que se interessam pelas árvores e pela sua justa protecção. Os exemplares que destacamos (e que poderão vir a ser classificados) são seres únicos e que merecem ser conhecidos. Na Árvores de Portugal acreditamos que este será um projecto que irá aproximar as pessoas ao nosso património arbóreo, pelo que valerá a pena todo o trabalho desenvolvido.

3 Responses to “O Sobreiro de Taião, Valença”

Deixar uma resposta

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS