O Ulmeiro do Hotel

Arquivado em Árvores notáveis Etiquetas , , , ,
Bookmark and Share

O título deste texto pode­ria muito bem ter sido O Ulmeiro Invi­sí­vel. Teria sido, por certo, uma esco­lha mais feliz do que a que aca­bou por prevalecer.

Resta escla­re­cer o porquê da dita invi­si­bi­li­dade do ulmeiro (Ulmus minor Mil­ler1) visí­vel nas ima­gens, situ­ada nas tra­sei­ras do Hotel de Turismo da Guarda2.
Em pri­meiro lugar, não estou certo se o ulmeiro é ape­nas invi­sí­vel para mim ou para todos o que pas­sam no Largo de S. Fran­cisco, no cen­tro da cidade.

A ver­dade é que levei mais de 30 anos para repa­rar ver­da­dei­ra­mente nele, para com­pre­en­der o seu charme dis­creto. Obce­cado que andei sem­pre pela gran­di­o­si­dade dos 11 ulmei­ros vizi­nhos, nunca o reco­nheci devi­da­mente na sua exis­tên­cia solitária.

No entanto, sus­peito que seja igual­mente invi­sí­vel aos olhos de outros. Só assim com­pre­endo que tenha che­gado até aos dias de hoje, livre de uma qual­quer poda que lhe muti­lasse o porte altivo.

Que o pas­sar dos dias o con­serve dis­creto ao olhar de quem passa na rua e invi­sí­vel a quem manda rolar os gigan­tes das nos­sas cidades.

As Dimen­sões

Seguem as medi­das obti­das, por mim e pelo Miguel Rodri­gues, para este ulmeiro:

  • O PAP que medi­mos foi de 3,42 m.
  • O valor obtido para a altura foi de 25 m.
  • O maior diâ­me­tro obtido para a copa foi de 19,50 m

1 Sinó­nimo de Ulmus pro­cera Salisb.
2 O Hotel de Turismo da Guarda foi pro­jec­tado pelo arqui­tecto Vasco Rega­leira, nos anos 40 do século passado.

  1. Publicado 29 de Setembro de 2009 às 11:38 | Link

    O que mais me espanta neste caso é o facto de, ape­sar de a copa já quase tocar nas jane­las do hotel, ainda não lhe ter acon­te­cido nenhuma “des­graça”. Acre­di­tando no que de melhor há nas pes­soas, será assim de enal­te­cer a visão e inte­li­gên­cia dos pro­pri­e­tá­rios, por não terem inun­dado a Câmara Muni­ci­pal com pedi­dos de des­trui­ção, e a pró­pria Câmara por não ter optado por podar os ramos que mais de perto fazem com­pa­nhia e som­bra aos hós­pe­des pri­vi­le­gi­a­dos deste estabelecimento.

  2. Rui Sousa
    Publicado 29 de Setembro de 2009 às 19:02 | Link

    Olá.

    Ape­sar de ir quase todos os fim-de-semanas à Guarda, ainda não repa­rei neste árvore…

    Já agora, apro­veito para per­gun­tar se conhece este guia:

    http://www.quintadamaunca.mun-guarda.pt/rotasnatura/trilho03.asp

    Rui Sousa

    • Publicado 30 de Setembro de 2009 às 16:26 | Link

      Olá Rui,

      Ape­sar de ser da Covi­lhã, vou à Guarda com alguma frequên­cia desde a minha infân­cia. E, mesmo assim, levei algum tempo até repa­rar nesta árvore, ou seja, até lhe dar o devido valor.

      Uma pos­sí­vel expli­ca­ção para esta “invi­si­bi­li­dade”, de que falo no texto, prende-se com o facto de, na zona alta da cidade, exis­ti­rem outros gigan­tes que nos pren­dem a aten­ção, como as árvo­res da Quinta do Alar­cão, as da cerca do antigo Sana­tó­rio Sousa Mar­tins ou a vizi­nha ala­meda de ulmei­ros das ins­ta­la­ções da GNR, nas tra­sei­ras do TMG.

      Ape­sar de conhe­cer a página web da “Quinta da Maúnça”, nunca tinha repa­rado neste guia das árvo­res da cidade. Con­si­dero a ini­ci­a­tiva bas­tante lou­vá­vel e lamento que não haja mais cida­des com este tipo de ini­ci­a­ti­vas; embora em mui­tas cida­des seja difí­cil imple­men­tar este tipo de pro­jec­tos, dada a des­trui­ção sis­te­má­tica das árvo­res urba­nas, pro­mo­vida pelas pró­prias autarquias.

      No entanto, fiquei algo con­fuso com a loca­li­za­ção de algu­mas árvo­res no mapa. Por um lado, não apa­re­cem árvo­res impor­tan­tes como a ala­meda de ulmei­ros da GNR. Por outro, a árvore desig­nada com o número 5 (ulmeiro ou negri­lho) é colo­cada diante da câmara…Mas será que que­riam indi­car este, que fica nas tra­sei­ras do hotel?!

      Cum­pri­men­tos.

Comentar

Por favor comente como se estivesse a escrever no seu próprio blogue.

Se desejar pode utilizar algumas tags de HTML (ajuda).

  • Sócios

    Resol­vida a buro­cra­cia natu­ral de uma pequena asso­ci­a­ção, já pode­mos acei­tar asso­ci­a­dos. Invista parte do seu tempo na des­co­berta e defesa do patri­mó­nio arbó­reo do nosso país. Par­ti­lhe o seu amor pelas árvo­res, inscreva-se como sócio da Árvo­res de Portugal. Pre­en­cha o for­mu­lá­rio de ade­são.
  • Registo de Árvores

    Esta­mos a tra­ba­lhar acti­va­mente no site para o Registo Naci­o­nal de Árvo­res Notá­veis, que ficará alo­jado no endereço arvores.org (ainda não dis­po­ní­vel). Pre­ci­sa­mos da ajuda de todos para conhe­cer e dar a conhe­cer as árvo­res notá­veis do nosso país. Não se pode pro­te­ger aquilo que não se conhece.
  • Problemas?

    Esta página é recente e ape­sar de ter sido bas­tante tes­tada podem per­sis­tir alguns erros, ou algu­mas fun­ci­o­na­li­da­des que não são real­mente úteis. Se tiver difi­cul­da­des ou pro­ble­mas na uti­li­za­ção desta página, alguma suges­tão ou se extra­or­di­na­ri­a­mente se cru­zar com algum erro, agra­de­cía­mos muito que nos con­tac­tas­sem.
easter nancy benoit death alejandra jonas birney elementary school san diego move your money error messages on facebook bobbi jo collett facebook facebook fluff friends marty gore facebook facebook gordon lightfoot facebook somin england facebook northridge facebook amanda dancing richard glover facebook online socialise facebook facebook waterboro facebook nudity