Regeneração do Carvalho-negral

Arquivado em Eventos, Árvores Etiquetas , , , , ,
Bookmark and Share

O Ted Green tem o hábito de andar com uma dimi­nuta câmara de fil­mar com a qual grava peque­nos docu­men­tá­rios de meia-dúzia de minu­tos.
Aqui, no Sabu­gal, na saída de campo do Semi­ná­rio Árvo­res Monu­men­tais — Impor­tân­cia e Con­ser­va­ção, foi em passo largo ver algo que lhe des­per­tou a aten­ção: Dois carvalhos-negral, Quer­cus pyre­naica Willd., bas­tante fus­ti­ga­dos pelo fogo.
No seu pequeno docu­men­tá­rio, regis­tou a sur­presa. Este tipo de rege­ne­ra­ção espon­tâ­nea depois do incên­dio, ainda só tinha visto na Austrália.

  1. José Manuel Salvado
    Publicado 24 de Setembro de 2009 às 15:11 | Link

    A Quer­cus pyre­naica, tal como outras quer­cí­neas medi­ter­râ­neas, tem uma grande capa­ci­dade de rege­ne­ra­ção por via vege­ta­tiva, a par­tir de reben­ta­ção de toiça e de raiz.
    O inte­res­sante é enten­der qual a capa­ci­dade de sobre­vi­vên­cia após 1/2/3…/n anos após o incêndio….

Comentar

Por favor comente como se estivesse a escrever no seu próprio blogue.

Se desejar pode utilizar algumas tags de HTML (ajuda).

  • Sócios

    Devido a pro­ble­mas buro­crá­ti­cos pen­den­tes, infe­liz­mente ainda não pode­mos acei­tar os pedi­dos para novos sócios que já nos têm che­gado. Quando isso acon­te­cer, será atra­vés de uma opção no menu do topo e um for­mu­lá­rio aqui no site. Bre­ve­mente mais novi­da­des sobre o assunto.
  • Registo de Árvores

    Esta­mos a tra­ba­lhar acti­va­mente no site para o Registo Naci­o­nal de Árvo­res Notá­veis, que ficará alo­jado no endereço arvores.org (ainda não dis­po­ní­vel). Pre­ci­sa­mos da ajuda de todos para conhe­cer e dar a conhe­cer as árvo­res notá­veis do nosso país. Não se pode pro­te­ger aquilo que não se conhece.
  • Problemas?

    Esta página é recente e ape­sar de ter sido bas­tante tes­tada podem per­sis­tir alguns erros, ou algu­mas fun­ci­o­na­li­da­des que não são real­mente úteis. Se tiver difi­cul­da­des ou pro­ble­mas na uti­li­za­ção desta página, alguma suges­tão ou se extra­or­di­na­ri­a­mente se cru­zar com algum erro, agra­de­cía­mos muito que nos con­tac­tas­sem.