O Ted Green tem o hábito de andar com uma diminuta câmara de filmar com a qual grava pequenos documentários de meia-dúzia de minutos.
Aqui, no Sabugal, na saída de campo do Seminário Árvores Monumentais — Importância e Conservação, foi em passo largo ver algo que lhe despertou a atenção: Dois carvalhos-negral, Quercus pyrenaica Willd., bastante fustigados pelo fogo.
No seu pequeno documentário, registou a surpresa. Este tipo de regeneração espontânea depois do incêndio, ainda só tinha visto na Austrália.
Autores
O blogue começa com quatro autores, o Paulo Araújo, o José Rui Fernandes (ambos no Porto), o Miguel Rodrigues e o Pedro Nuno Teixeira Santos (ambos no Algarve). Mas não podemos estar em todo lado e gostaríamos de ter colaboradores de todo o país a escrever sobre as árvores de outras regiões. Se acha que nos pode ajudar, por favor contacte-nos.




A Quercus pyrenaica, tal como outras quercíneas mediterrâneas, tem uma grande capacidade de regeneração por via vegetativa, a partir de rebentação de toiça e de raiz.
O interessante é entender qual a capacidade de sobrevivência após 1/2/3…/n anos após o incêndio….