Um Poema ou Uma Árvore Podem Ainda Salvar o Mundo

Arquivado em Arte Etiquetas , , , , , ,
Bookmark and Share

Eis o que tenho a pedir-vos nos meus oitenta anos: Plan­tem nesse lugar um plá­tano, onde o vento enro­la­di­nho no sono possa dor­mir sem sobres­sal­tos; ou uma oli­veira, ou um cho­rão, e à sua roda ponham uma sebe da flor doce e musi­cal de espi­nheiro branco. Embora tenha pouca ou nenhuma fé seja no que for, a terra ficará mais habi­tá­vel. Um poema ou uma árvore podem ainda sal­var o mundo.

—Eugé­nio de Andrade, Pala­vras em Ser­rú­bia (17.01.2003)

  1. Publicado 27 de Setembro de 2009 às 11:31 | Link

    Que árvore fabu­losa! Exem­pla­res como este aju­dam a per­ce­ber como a beleza do plá­tano é quase insu­pe­rá­vel e como esta é uma árvore para par­ques e jar­dins amplos, como neste caso, e não para arru­a­men­tos aca­nha­dos onde aca­bam, inva­ri­a­vel­mente, rola­dos de forma bár­bara.
    Árvo­res como esta e os Homens que as sabem pre­ser­var podem, sem dúvida, (ainda) sal­var o mundo.

  2. Teresa Domingues
    Publicado 27 de Setembro de 2009 às 12:13 | Link

    E é bom ouvir de vez em quando o que o mundo parece (fazer-nos) esque­cer. Obri­gada, Maria

  3. Miguel
    Publicado 5 de Outubro de 2009 às 12:12 | Link

    Um excerto belís­simo para todas as árvo­res e os poe­tas do mundo :)

Comentar

Por favor comente como se estivesse a escrever no seu próprio blogue.

Se desejar pode utilizar algumas tags de HTML (ajuda).

  • Sócios

    Resol­vida a buro­cra­cia natu­ral de uma pequena asso­ci­a­ção, já pode­mos acei­tar asso­ci­a­dos. Invista parte do seu tempo na des­co­berta e defesa do patri­mó­nio arbó­reo do nosso país. Par­ti­lhe o seu amor pelas árvo­res, inscreva-se como sócio da Árvo­res de Portugal. Pre­en­cha o for­mu­lá­rio de ade­são.
  • Registo de Árvores

    Esta­mos a tra­ba­lhar acti­va­mente no site para o Registo Naci­o­nal de Árvo­res Notá­veis, que ficará alo­jado no endereço arvores.org (ainda não dis­po­ní­vel). Pre­ci­sa­mos da ajuda de todos para conhe­cer e dar a conhe­cer as árvo­res notá­veis do nosso país. Não se pode pro­te­ger aquilo que não se conhece.
  • Facebook

    Esta­mos no Face­book com uma página onde, depois de “gos­ta­rem de nós”, podem publi­car foto­gra­fias ou vídeos das vos­sas árvo­res pre­fe­ri­das, ou sim­ples­mente escre­ver no nosso mural. Pas­sem por lá e par­ti­ci­pem.