Cavemos a Terra, Plantemos Nossa Árvore
Cavemos a terra, plantemos nossa árvore,
Que amiga e bondosa ela aqui nos será!
Um dia, ao voltarmos pedindo-lhe abrigo,
ou flores, ou frutos, ou sombras dará!O céu generoso nos regue esta planta;
o Sol de dezembro lhe dê seu calor;
a terra, que é boa, lhe firme as raízes
e tenham as folhas frescuras e verdor!Plantemos nossa árvore, que a árvore amiga
seus ramos frondosos aqui abrirá,
Um dia, ao voltarmos, em busca de flores,
com as flores, bons frutos e sombra daráO céu generoso nos regue esta planta;
o Sol de dezembro lhe dê seu calor;
a terra, que é boa, lhe firme as raízes
e tenham as folhas frescuras e verdor!
—Arnaldo Barreto
24 Responses to “Cavemos a Terra, Plantemos Nossa Árvore”
Belíssima poesia com uma mensagem tão importante. Parabéns amigos das árvores de Portugal!
Esta belissima poesia foi musicada, ou é a letra de uma música, outrora muito cantada nas escolas primárias, para homenagear o dia da árvvore. Gostaria muito de saber se ela foi gravada em alguma época por algum cantor ou cantora.
Grato. Ademir
Olá, Ademir.
Tenho essa mesma duvida. Era cantada sim. Minha mãe cantava pra mim quando criança e dizia que havia aprendido quando criança também. A infância de minha mãe foi no interior de Pernambuco. Quem achar primeiro, avisa! Rs
Olá Ademir,
não tenho conhecimento se este poema foi “cantado” por algum artista. Talvez fazendo uma pesquisa na net ou biblioteca pelo nome Arnaldo Barreto obtenha mais informações.
Obrigado pela visita e lamento não ter esclarecido a sua dúvida.
Gostaria de partitura dessa musica ou gravação, alguem tem?
Olá Elias,
Lamento não poder ser útil, mas não tenho esta partitura nem sei informá-lo onde a obter. Talvez fazendo uma pesquisa na internet ou biblioteca através do nome do autor: Arnaldo Barreto.
Obrigado pela visita.
Gosto muito deste Hino à Árvore. Assim foi me ensinado, na escola primária, nos anos 60. Obrigada por publicar a letra. Vou cantar novamente.
Bjs.
Que lindo este hino, eu cantava na escola no dia 21/09 (Dia da Árvore) nos anos 60, lá em Coronel Macedo (SP), sudeste paulista. (Grupo Escolar), hoje Escola Estadual de 1º e 2º grau “Antonio Tonon” Que saudade!!!!!Adorei achar esta letra, pois eu só lembrava da primeira estrofe…só sei a melodia, pena que não tenho a partitura.
valeu Maria!
A anos busco a referência desta linda poesia que aprendi em minha escola quando criança. Achei interessantíssimo encontrar essa poesia em site português. Sou do interior do Brasil pesquisando na internet descobri que ela é de autoria do brasileiro: Arnaldo de Oliveira Barreto (Campinas, SP 1869 — SP, SP 1925) Professor, educador, escritor, poeta, pedagogo.
Referência do sitehttp://peregrinacultural.wordpress.com/2009/09/18/festa-das-arvores-poema-infantil-de-arnaldo-barreto-para-o-dia-da-arvore/.
Obrigado Malu, Bene e Adriana pela visita e respectivo comentário.
Foi uma alegria saber que esta bela poesia está repleta de bons sentimentos/recordações!
Há muito tempo eu procurei a letra desta poesia.Eu sei cantar a música,mas não sei cifrá-la.Vou cantá-la pra algum músico e procurar uma maneira de pô-la na internet.Se conseguir…creio que serei útil a um grande grupo de saudosistas das belas canções cantadas em grupos de “orfeões”nas escloas dos anos 50.Até breve amigos.
Clovis, obrigada pela visita e comentário.
Caso consiga musicar esta poesia e colocar na internet, por favor, ponha nesta página também. Vai ser uma alegria ouvir cantar este “hino”!
Lindo Hino às Árvores, me fez lembrar com carinho da minha amada escola primária nos anos de 66 à 69. Sempre cantarolo essa canção-poema. Hoje ninguém mais canta, que pena!!!! As árvores são bençãos e descansam nossas vistas.
Eu cantava esse música no primário em Recife, no dia da árvore. Cada aluno levava um fruta e havia uma bela salada. Uma árvore era plantada e regada. A música eu esqueci, gostaria de ouvir. Vou pesquisar. Felipe Gomes.
Finalmente achei a letra desta música que a muito procurava. Todos os anos na escola que estudei plantavam-se uma muda de árvore e as alunas em volta cantava em homenagem ao dia da árvore. Lembro-me da música, mas alguns trechos não me recordo bem. Gostaria de saber um site que disponibiliza a música.
Há muitos anos, lá na minha terra, Barbalha-CE, no Grupo Escolar Martiniano de Alencar, junto com meus coleguinhas e minha professora D.Zila Couto, todos os anos, nesta data, plantavamos uma arvore que , no dia seguinte, era destruída quando começa o jogo de futebol; mas, na ocasião , no momento em que a diretora (não lembro o nome) fazia o plantio, nós cantávamos a canção da arvore;esta lembrança não me sai da memória.Agora fiquei triste.
Gostaria de acrescentar que o verso que cantávamos era: “Que o sol de setembro lhe dê seu calor”.
Eu cantei muito na escola primária e ainda lembro bem da música.
Saudade da minha infância… Também cantava essa música na escola primária, na década de 80, na Escola Estadual João Augusto de Melo, em Ribeirão Preto – SP. Saudades da minha segunda mãe, professora Aparecida Canhas da Silva, que meu deu muitos ensinamentos que carrego comigo. Também plantávamos uma árvore e sabíamos dar valor em gestos que nos tornaram hoje uma geração humana e sensível, mas infelizmente contaminada por brotos que nem sabem que se comemora coisas tão maravilhosas como as bençãos da natureza que Deus nos deu.
Finalmente encontrei esta maravilhosa e magnífica música sobre a Árvore. Passei anos tentando encontrá-la. Aprendi na escola primária quando tínhamos caderno de hino.Cada data comemorativa um hino. Saudades!!!!!!!!!!
No grupo Escolar Dinarte Ribeiro, em Caçapava do Sul – RS, a professora Diva Pires já ensinava esta música como “Hino à árvore”, nos anos 40.
Compartilhamos com todos vocês esse saudosismo do lindo poema de Arnaldo Barreto. Como todos também cantávamos no dia da árvore em comemorações . Se alguém conseguir a cifra da música ficaremos muito agradecidos. Somos amigos da natureza. Trabalhamos com crianças e gostaríamos de passar pra elas o encanto a beleza e a emoção que sentimos quando, lá no jardim da infância, plantávamos uma árvore cantando essa canção…que gostoso!! Que saudade!!! Obrigado a todos. Getulio
Saudades… saudades… cantamos muitas vezes esta música na Escola Estadual Tiradentes, Professora Tieta, em Jacobina-Ba, onde estudei em 1953/55, durante os festejos da primavera. A escola desfilava no dia 21 de setembro, fazia horas de arte
com canções e poesias próprias à ocasião. Não cantávamos “sol de dezembro”, mas, “sol de setembro”. Conheço e canto bem a melodia porém não tenho partitura, É fácil produzir uma.
Minha mãe era professora primária e costumava recitar versos e poemas , a canção da árvore aprendi com ela e depois no primário, cantav-se também , conheço a melodia. Fiquei feliz por perceber a quantas pessoas foi agradável essa memória. Certamente em virtude deste ensinamento , cresci ,plantei e hoje não só tenho flores e frutos , mas a sombra benfazeja. Obrigada aos amigos .