Abate de Árvore Centenária em Lisboa

Arquivado em Dendroclastia Etiquetas , , , ,
Bookmark and Share

Recebemos a seguinte missiva, do Fórum Cidadania Lisboa, que passamos a transcrever:

Exmo. Senhor Presidente da CML,
Dr. António Costa
Exmo. Senhor Vereador dos Espaços Verdes,
Dr. José Sá Fernandes

A CML fez o abate de um lodão centenário na Freguesia do Castelo – mais precisamente no Largo de Santa Cruz do Castelo.

Alguns dias antes foi colocado um aviso alertando os moradores para uma operação de limpeza de ramos mortos e doentes.

Foi garantido aos moradores preocupados que após a limpeza não se iria notar diferença nenhuma nas árvores.

Dois dias depois foi assim que ficaram os 5 Lodãos (Celtis australis ) do largo (4 deles centenários pois aparecem ainda jovens em várias fotografias do início do séc. XX).

Segundo os técnicos da CML, as árvores estão “doentes” e precisam de ser abatidas.

O abate de uma delas, considerada pelos técnicos em situação mais grave, foi executado ontem, sem pré-aviso dos moradores.

Mas quem observar com atenção as várias secções de corte do tronco poderá constatar que não havia podridão ou perda do cerne.

Segundo a explicação de um técnico responsável pelo abate, apenas um ramo, e na sua parte superior, apresentava podridão e risco de falha mecânica.

Sendo assim, porque razão se optou pelo abate da árvore? Os moradores da Freguesia do Castelo estão em choque pela perda deste Lodão. Devemos recordar que nesta freguesia existem apenas 8 árvores nos seus arruamentos. Era só neste largo, debaixo das copas altas e frondosas dos lodãos que os munícipes e turistas encontravam sombra generosa.

Mais uma vez, a CML não terá sido percepitada na decisão de abater esta árvore antiga? Com certeza que pela sua idade e porte, assim como pelo lugar que ocupava na vida dos cidadãos que habitam junto dela, merecia mais reflexão, ponderando outras soluções menos drásticas.

Como dizia hoje um jovem que vive mesmo em frente da árvore abatida: «Já não vou ver a próxima árvore a alcançar o tamanho que esta tinha…».

Ou outro morador mais sénior que nasceu no largo e que hoje protestava dizendo: «Eu cresci à sombra desta árvore – isto foi um crime!»

Aproveitamos esta triste ocorrência para alertar a Presidência e a vereacão da CML, assim como todos os deputados da AML, para o vergonhoso estado de degradação em que se encontra este histórico Largo de Santa Cruz do Castelo – uma realidade posta agora a nú pelo desaparecimento desta árvore centenária. Convidamos todos a verificarem pessoalmente a realidade que descrevemos e que só envergonha a nossa cidade.

O Fórum Cidadania Lx não pode deixar de estar solidário com a população do Bairro do Castelo nesta perda, provavelmente desnecessária.

Com os melhores cumprimentos

Luís Marques da Silva, António Branco Almeida, Fernando Jorge, Carlos Moura, Nuno Caiado e Virgílio Marques

(Fotografias: Fórum Cidadania Lisboa)

  1. Rosa
    Publicado 20 de Junho de 2012 às 20:45 | Link

    concordo que é um ato criminoso derrubarem árvores que fizeram parte de tantas vidas. Serviram de sombra e de abrigo para pássaros e pessoas, nem é para compreender tais atos de vandalismo praticado contra a natureza, mas o mais chocante é que a responsabilidade cai sobre quem diz que cuida dos melhores interesses dos cidadãos. Depois do crime praticado só temos o direito de dizer, lamento, lamento. lamento

  2. Nuno Prates
    Publicado 3 de Julho de 2012 às 9:34 | Link

    Os técnicos da CML têm sempre, mas sempre, uma justificação que jamais é palusível para, na verdade, abater árvores. Eles actuam como os primeiros agressores contra a natureza e demonstram parcos conhecimentos no que estão a fazer. A mancha verde diminui na cidade pelas mãos desses tristes ‘técnicos’, a CML não é responsabilizada pelos crimes que comete contra a natureza, as respostas jamais chegam às questões que são levantadas, a passividade e a arrogância instala-se e todos perdemos, perdemos muito em vivermos numa sociedade mesquinha e cheia de dirigentes ignorantes e saloios. Mas eles continuam com poder, esse poder homérico de destruir sem consciência nenhuma. Triste facto sermos assim..e acreditem que os estrangeiros notam tremendamente essa nacional indiferença e carinho pela natureza.

  3. Publicado 6 de Agosto de 2012 às 22:43 | Link

    Rosa – Blog de Cheiros: se por acaso ler esta mensagem, saiba que fiquei “à porta” do seu lugar “not invited”… Ora, há sítios e pessoas (tal como todos os amigos do “Dias com Árvores”) que me são caros há meia dúzia de anos!!! Lamento. Tentei um contacto por mail, endereço que tinha, antigo rosa c… no clix mas não seguiu.Contudo, espero que tudo esteja bem consigo e as suas deambulações.
    Obrigada Nuno por me deixar escrever a mensagem: tudo tem a ver com a NATUREZA, da natureza e das gentes. Abçs da bettips

  4. Baba
    Publicado 10 de Setembro de 2012 às 2:35 | Link

    Há quem no alto da sua sabedoria simplesmente ofenda tudo e todos, sejam eles técnicos ou politicos, só ele está certo! faz lembrar aquela história antiga em que a mãe de um militar no meio de uma marcha diz cheia de orgulho que o seu filho era o único que levava o passo certo…

Comentar

Por favor comente como se estivesse a escrever no seu próprio blogue.

Se desejar pode utilizar algumas tags de HTML (ajuda).

  • Sobreiro Árvore Nacional

    Apoie o movimento "Sobreiro: Árvore Nacional de Portugal" assinando e divulgando a petição criada para o efeito. Mantenha-se atento às novidades no blogue da campanha e na página do Facebook
  • Sócios

    Resolvida a burocracia natural de uma pequena associação, já podemos aceitar associados. Invista parte do seu tempo na descoberta e defesa do património arbóreo do nosso país. Partilhe o seu amor pelas árvores, inscreva-se como sócio da Árvores de Portugal. Preencha o formulário de adesão.
  • Registo de Árvores

    Estamos a trabalhar activamente no site para o Registo Nacional de Árvores Notáveis, que ficará alojado no endereço arvores.org (ainda não disponível). Precisamos da ajuda de todos para conhecer e dar a conhecer as árvores notáveis do nosso país. Não se pode proteger aquilo que não se conhece.
  • Facebook

    Estamos no Facebook com uma página onde, depois de "gostarem de nós", podem publicar fotografias ou vídeos das vossas árvores preferidas, ou simplesmente escrever no nosso mural. Passem por lá e participem.