Vandalismo ou Negligência?

Estas fotografias recentes de uma árvore classificada de interesse público no Jardim do Príncipe Real, em Lisboa, preocupam-me, entristecem-me, envergonham-me e não podem deixar de ser motivo de grande frustração para todos aqueles que até hoje se empenharam em sensibilizar pessoas e entidades para a protecção e preservação das árvores, em especial daquelas com estatuto de interesse público.

Esta árvore, uma  Araucaria columnaris classificada de interesse público em 1947, foi muito maltratada durante a desastrosa requalificação do jardim em 2009, o resultado foi dramático, a copa secou e teve de lhe ser cortada uma parte importante. Hoje,  em “convalescença”, a sua caldeira está transformada em estaleiro de obras e parque de estacionamento.

As duas principais causas da degradação de árvores classificadas, estão identificadas, são o vandalismo e a negligência. Neste caso,  vandalismo camarário, pois!

2 Responses to “Vandalismo ou Negligência?”

Deixar uma resposta

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS