Sobre a Associação

A Associação Árvores de Portugal é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que acabou de nascer, resultado do amor que um grupo de amigos nutre pelas árvores.

Os nossos principais objectivos serão a protecção e a dignificação da árvore, através da divulgação do património arbóreo português e de uma acção pedagógica e de sensibilização, junto dos diversos sectores que compõem a nossa sociedade.

Da nossa experiência, chegámos à conclusão ser necessário existir uma voz própria de defesa da árvore, não apenas do seu papel na cidade, mas também da sua importância no equilíbrio de diversos tipos de ecossistemas naturais.
No caso das árvores ornamentais, em contexto urbano, pretendemos promover a divulgação de metodologias correctas para a sua manutenção. Em relação às árvores monumentais, será criado um registo nacional que servirá de base para acções que visem divulgar e proteger este riquíssimo património.

Adicionalmente, iremos pugnar pela salvaguarda do património arbóreo nacional em sentido mais abrangente, nomeadamente dos últimos bosques com dominância de espécies autóctones, montados de sobreiro, de outras quercíneas e dos olivais centenários.

Neste particular, pretendemos estar atentos e denunciar, dentro dos limites legais, situações onde o suposto interesse público possa servir de justificativo para atentados ao património arbóreo nacional.

A nossa acção visará sensibilizar os portugueses de todas as idades para esta causa, não apenas através da denúncia de atentados contra as nossas árvores e florestas, mas também, numa perspectiva pedagógica, através da divulgação de exemplos positivos de defesa e valorização da árvore.

Procuraremos promover a reaproximação das pessoas às árvores e aos bosques, envolvendo-as activamente nos nossos projectos, com vista a criar um laço afectivo duradouro entre os cidadãos e o nosso património verde.

Só uma sociedade esclarecida e disposta a envolver-se activamente poderá ajudar a evitar os erros passados e que continuam a verificar-se actualmente.
Já olhou hoje para as árvores que o rodeiam?

Alameda de Ulmeiros da Guarda

2 Responses to “Sobre a Associação”

  1. Artur Braz de Almeida

    tenho fotos de folhas e de bolotas de um tipo de carvalho que gostaria de vos enviar para identificação. Sendo possível, grato ficaria pelo envio de endereço email para poder enviar. Saudações amigas,
    arbral@hotmail.com

    Responder

Deixar uma resposta

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS