Utilizar HTML nos textos

Como utilizar as Tags HTML nos textos e comentários

Pode parecer mais difícil do que apenas escrever e provavelmente é, mas é muito importante para a arrumação da informação na internet e a sua acessibilidade, designadamente por invisuais, que as tags disponíveis sejam utilizadas e bem utilizadas.

Links

Deve substituir o endereço http entre aspas pelo endereço da página que pretende linkar e à frente o texto a linkar. Utilizar a tag title ajuda os motores de busca, mas não é estritamente necessário:
<a href="http://www.arvores.org" title="Registo Nacional de Árvores Notáveis">Registo Nacional de Árvores Notáveis></a>

Registo Nacional de Árvores Notáveis

Abreviaturas e Acrónimos

Ao utilizar as tags abbr e acronym está a dar informação útil aos browsers (e aos utilizadores), correctores ortográficos, leitores de ecran (para invisuais), sistemas de tradução e motores de busca.
Resumidamente, uma abreviatura lê-se letra a letra, um acrónimo lê-se como uma palavra.
<abbr title="World Wildlife Fund">WWF</abbr> | WWF

<acronym title="National Aeronautics and Space Administration">NASA</acronym> | NASA

Citações

O browser distingue graficamente uma citação, tornando claro para o leitor que o que está a ler tem outro autor. O atributo cite indica aos motores de busca a origem da citação.
Deve-se utilizar cite como tag isoladamente para indicar as fontes (títulos de revistas, livros…), o browser grafa habitualmente com itálico. Uma utilização criteriosa permite por exemplo saber automaticamente todas as fontes de um site.
<blockquote cite="Engenheiro Agrónomo Vieira Natividade">A maioria dos podadores não sabe ainda hoje o que quer, ou, quando o sabe, ignora como alcançá-lo.</blockquote>

A maioria dos podadores não sabe ainda hoje o que quer, ou, quando o sabe, ignora como alcançá-lo.

Código (programação)

É utilizada quando se quer grafar instruções de programação. Esta própria página é o exemplo.
<code></code>

Itálico

Há duas forma de colocar as palavras em itálico: Ou utilizando a tag em ou a tag i. A diferença é que ao utilizar-se leitores de ecran para pessoas com dificuldades visuais, a primeira dá ênfase à palavra na leitura.
<em>Itálico com em</em> | Itálico com em
<i>Itálico com i</i> | Itálico com i

Negrito

Há duas formas de colocar o texto negrito e a diferença, tal como no itálico, é essencialmente para pessoas com dificuldades visuais. b (bold)limita-se a atribuir um estilo, strong destina-se a dar um ênfase forte a uma parte do texto.
<b>Negrito com b</b> | Negrito com b
<strong>Negrito com strong</strong> | Negrito com strong

Cortar a palavra

<strike>Palavras cortadas</strike> | Palavras cortadas

Deixar uma resposta

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS